Forbidden Lands é uma versão inovadora dos clássicos fantásticos. Se trata de um RPG.

Em Forbidden Lands, os personagens da história não são heróis enviados em missões decretadas por outros – em vez disso, são assassinos e ladinos inclinados a marcarem seu próprio território em um mundo amaldiçoado. Eles descobrirão túmulos abandonados, lutarão com monstros terríveis, irão vagar em terras selvagens e, se sobreviverem o suficiente, construir e defender sua própria fortaleza.

O magnífico boxed set com dois livros e um mapa gigante completamente colorido vai proporcionar aos jogadores a liberdade para explorar o mundo da maneira que desejarem, enquanto participam de uma épica campanha que vai, ao seu final, permitir que os jogadores decidam o destino de Forbidden Lands. Além de tudo, as exclusivas regras para explorações, sobrevivências, construções de bases e desenrolar de campanhas podem ser facilmente transferidas para seus jogos em seus universos favoritos.

As artes desenvolvidas por Nils Gulliksson encantaram toda a geração de crianças suecas nos anos 80. Para muitos, ele foi – e ainda é – não apenas um artista de fantasia, mas o artista de fantasia. Seu estilo icônico, caracterizado pelo teor granuloso borrado, mostrou ao mundo um conjunto de realistas, porém maravilhosos arquétipos clássicos da fantasia. Agora, trinta anos depois, estas ilustrações vão tomar vida como nunca antes. Forbidden Lands contém ambos os trabalhos artísticos, dos clássicos aos novos, desenvolvidos por Gulliksson.

Então, o que queremos dizer quando falamos em RPG retrô? Em Forbidden Lands, você vai interpretar assassinos e ladinos em um universo imperdoável, mas o que você faz é você quem decide. RPGs que foram criados ao final dos anos 70 e no começo dos anos 80 por muitas vezes apresentavam esta abordagem para as aventuras. Você era livre para vagar pelo mapa e descobrir seus segredos e tesouros. Isto é algo que desejamos recapturar – juntamente com o suporte que as mecânicas de jogos modernos nos proporcionam. A abordagem Sandbox permite que os jogadores tenham a liberdade de deixar a sua marca no universo do jogo da maneira que desejarem – se eles conseguirem sobreviver o suficiente para contar a história.

A estética e o estilo de arte do jogo também são influenciados pela aura retrô dos jogos mais antigos, e também pelo icônico trabalho de Nils Gulliksson. Os próprios livros vão possuir uma aparência envelhecida e artesanal, semelhantes a tomos antigos do próprio Forbidden Land!

Ainda assim, Forbidden Lands é um jogo moderno, baseado nas regras e mecânicas ganhadoras de prêmios provindas de Mutant: Year Zero Tales from the Loop – e as elevando para um outro nível. Neste jogo, nós pretendemos mesclar o melhor do antigo e do novo para criar um excitante e fresco RPG diferente de tudo que você já viu antes.

O núcleo de Forbidden Lands é um vasto e remoto vale que um dia foi conhecido como Ravenland, conquistado pelo spellbinder Zygofer cerca de três séculos atrás. Quando confrontou os orcs selvagens, ele abriu portões obscuros com o intuito de pedir o auxílio de demônios. Esta foi a sua perdição. Zygofer se perdeu para a escuridão e conquistou o trono de Ravenland, com sua filha Therania ao seu lado.

Para impedir o avanço da sua corrupção vil, o rei do Sul construiu uma enorme parede através da passagem pela montanha, e proibiu todos de falar sobre o que tinha acontecido. Desde aquele dia, o domínio do spellbinder é conhecido como Forbidden Lands. Os capangas de Zygofer, os ameaçadores Irmãos Rust, ainda assombram as terras, mas o próprio spellbinder não é visto há muitos anos. Amedrontados sussurros falam que ele se transformou em uma criatura demoníaca chamada Zytera.

Hoje, o Forbidden Lands é um lugar sem lei onde demônios e criaturas das trevas vagam pelos campos, enquanto as pessoas comuns se aglomeram em pequenas vilas. Apenas os valentes e os insensatos, os assassinos e os ladinos, ousam se aventurar fora destas para procurar por tesouros e glória nas ruinas do antigo.

Escrita pelo aclamado autor de fantasia Erik Granström, o cenário de Forbidden Lands é rico e detalhado, superficialmente baseado na fantasia clássica, mas com inúmeras distorções surpreendentes e segredos para descobrir durante o jogo. Entretanto, o jogo não requer que os jogadores aprendam nenhuma história antes de começar a jogar. Em vez disso, a narração intrigante de Forbidden Lands é descoberta pedaço por pedaço durante o jogo, usando o sistema de lendas.

As regras de Forbidden Lands são construídas sob a mecânica premiada Year Zero, também usada em Mutant: Year ZeroTales from the Loop, e Coriolis - The Third Horizon. O núcleo deste sistema se utiliza de uma pool baseada em dados de seis lados, mas Forbidden Lands usa D8s, D10s e D12s também, dedicados a artefatos poderosos e itens mágicos.

Sobrevivência no selvagem é o princípio deste jogo. Assim como em Mutant: Year Zero, os atributos dos personagens vão desgradando se estes não encontrarem acampamento e comida. O combate é rápido e furioso, e o sistema corpo-a-corpo foi amplamente expandido com uma gama de opções táticas, que vão se certificar que dois combates não serão nunca os mesmos. A magia é selvagem, perigosa e imprevisível.

Um conjunto limitado de atributos e habilidades faz a criação de personagens ser rápida, enquanto uma compreensiva série de talentos proporciona profundidade mecânica e oportunidades de desenvolvimento. Os talentos são vinculados para proporcionar ainda mais opções de variedades e progressões.

O belíssimo mapa do jogo, desenvolvido por Tobias Tranell e mostrando Forbidden Land em toda a sua glória, é a peça chave deste jogo. O mapa é dividido entre 10 tipos diferentes de terreno, e utiliza uma grade hexagonal para regular o movimento.

Usando o mapa, os jogadores podem ir onde quiserem e explorar o mundo da maneira que lhes apetecer. O modo modular é construído utilizando áreas de aventura (veja mais abaixo), permite que o mestre se certifique que os jogadores não se percam na história, sem precisar guiá-los pela mão.

Rápidas, porém efetivas regras regulam o sistema de viagens, patrulhas, alimentação, caça, acampamentos, descanso, etc., dando a cada um dos personagens do grupo um papel para efetuar durante as viagens. O jogo também contém um sistema para a geração de perigos e encontros emocionantes, disponíveis ao mestre para confrontar os jogadores.

Em Forbidden Lands, áreas de aventura são demarcações de cenário que porem ser posicionada onde o DM quiser dentro do mapa do jogo. As áreas de aventura são divididas entre três categorias – Aldeia, Castelo e Caverna – e os símbolos para estas três podem ser encontradas em vários hexágonos no mapa. Por exemplo, quando o personagem de um jogador se arrisca perto de uma aldeia no mapa, o DM escolhe qual área de aventura posicionar ali.

As áreas de aventura por si só são excitantes localidades dentro do cenário, cujos jogadores podem interagir com estes nas mais diferentes formas. Cada área de aventura possui tramas, localizações, personagens, tesouros e eventos propostos. Muitas delas se entrelaçam com a história de Forbidden Lands e a campanha principal, mas todos as áreas de aventura podem ser jogadas individualmente e em qualquer ordem.

Cada uma das áreas de aventura vem com um lindamente ilustrado mapa geral. Abaixo, você pode visualizar um exemplo – a aldeia Grindbone (arte do mapa por Niklas Brandt). Diversas áreas completas serão incluídas no jogo principal.

Se o personagem do jogador sair com vida das ruínas antigas, eles irão esperançosamente trazer ouro e outros tesouros com eles. Em dado momento, eles podem sentir a necessidade de gastar este tesouro com algo mais duradouro – uma fortaleza para chamar de sua.

Tendo conquistado um castelo velho ou caverna, os personagens do jogador podem transformar isto em suas fortalezas. Usando rápidas e efetivas mecânicas, os jogadores podem desenvolver suas fortalezas, adicionando características como uma forja, moinho ou jardim, ou dedicar-se em melhorar suas defesas.

A fortaleza é um lugar para descanso entre aventuras e um refúgio seguro contra bestas que vagam pelas terras. Entretanto, a fortaleza precisa de manutenção e também pode chamar a atenção de outros, que buscam roubar as riquezas dos personagens.

Muitos RPG clássicos de fantasia se deparam com o problema de personagens se tornarem excessivamente ricos depois de muitas aventuras, e não ter muitas opções em como gastar seu ouro. A mecânica da fortaleza em Forbidden Lands resolve este problema – e cria uma enorme quantidade de ganchos para agarrar.

Poderes obscuros ainda estão em atividade em Forbidden Lands. Os capangas de Zyfoger, os brutos Irmãos Rust, ainda rondam a cidade, mas o próprio spellbinder não é visto há séculos. Seus inimigos e seus aliados estão arquitetando e executando planos. A Névoa Sangrenta que recobre as terras elevou-se e a paz que reinava por tanto tempo está ao ponto de cair por terra.

Enquanto os jogadores têm a liberdade de percorrer as terras da maneira que lhes cabe, existe um largo esquema por trás das cenas que pode os envolver. Na campanha chamada Raven’s Purge (Expurgo do Corvo) os jogadores precisam encontrar quatro poderosos artefatos, adornados com pedras preciosas élficas, que juntos têm o potencial de decidir o futuro de Forbidden Lands.

Expurgo do Corvo não é uma história linear e não possui um objetivo central que é esperado os jogadores seguirem. Em vez disso, é uma rica tapeçaria de lendas, personagens e planos cujos jogadores podem interagir em uma infinidade de formas. Os quatro artefatos podem ser posicionados em qualquer área de aventura, através disso proporcionando ao DM a habilidade de controlar o tamanho e o ritmo da campanha.

A história e a mecânica de Forbidden Lands são ricas e detalhadas, um novo passo na fantasia clássica que estamos excitados em expor ao mundo. Entretanto, nós também temos a consciência de que muitos jogadores já possuem seus universos fantásticos favoritos para jogar, sejam de outros jogos, livros ou filmes, ou até mesmo criações caseiras.

Nós fizemos das regras de Forbidden Lands e da estrutura de campanha em mundo aberto algo facilmente portável para outras mecânicas. As áreas de aventura podem facilmente ser posicionadas em outras configurações fantásticas sem problemas. Tudo que você precisa é de um mapa hexagonal do universo que você quer adentrar, e tudo estará pronto para suas aventuras!